O botox® é um nome comercial para toxina botulínica, tornou-se um dos recursos mais conhecidos para aqueles que querem combater as ruguinhas indesejadas.
Popularmente chamada de botox®, a toxina botulínica nada mais é do que uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que também provoca a doença botulismo. A toxina é purificada e utilizada com o objetivo de evitar a contração muscular, que provoca o relaxamento da região e reduz assim rugas e linhas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele ou pela ativação frequente da área. Ao ser aplicada, a toxina botulínica impede a liberação de uma substância chamada acetilcolina pelo neurônio, com isso, a contração dos músculos é bloqueada, o que impede a formação de rugas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a toxina botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. Isso inclui regiões como:
Além de servir para atenuar os sinais da idade, pode-se ser aplicado a fim de reposicionar as sobrancelhas (deixando-as mais arqueadas). Neste caso, a quantidade de toxina botulínica é menor, visando apenas enfraquecer o músculo e não paralisar totalmente. Isto porque o músculo que levanta as sobrancelhas (assim como os da linha do sorriso) é extremamente necessário para as expressões faciais e até mesmo para comer, assim, não pode sofrer grandes interferências.
A partir dos 25 ou 30 anos, idade em que os primeiros sinais da idade costumam aparecer, assim, o procedimento auxilia evitando a formação de rugas na pele e sinais de expressão mais profundos.